Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Excluindo usuário no MySQL


Podemos utilizar o comando DROP USER e o comando DELETE.
Com o comando DROP USER devemos informar o nome do usuário e qual o host de conexão ele pertence:
DROP USER 'emerson'@'%';

Também podemos realizar a deleção do usuário com o comando delete:
DELETE FROM mysql.user WHERE user = 'emerson';

  
Explicando o comando, estamos deletando (delete from) da tabela user onde a database é mysql (mysql.user) o usuário cujo o nome seja 'emerson'.

Fonte:
http://wiki.mandic.com.br/cloud-computing/cloud-linux/tutoriais/134-excluindo-usuario-mysql

4 comentários:

  1. Vale lembrar que quando se deleta o usuario via DELETE FROM mysql.user, o mysql nao vai atualizar as tabelas que estao em memoria, mesmo sem ter o registro do usuario emerson na tabela de usuarios, ele vai continuar a ter acesso ao servidor ate que o mysql seja reiniciado ou as tabelas em memoria sejam atualizadas com o comando FLUSH PRIVILEGES

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Obrigado pela contribuição. Realmente é necessário executar o comando FLUSH PRIVILEGES para atualizar as tabelas em memória do MySQL, assim removendo o acesso do usuário que foi excluído.

    Att,
    Emerson

    ResponderExcluir
  3. Emerson, parabéns pelo artigo. Seria possível você me ajudar com uma dúvida? Eu baixei a versão zip do mysql para windows e preciso alterar a porta padrão do mysql. Tentei achar o my.ini mas não consegui. Teria você da um help sobre isso? Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson,

      Agradeço o apoio e desculpe-me pela demora na resposta. Mais exclarecendo sua dúvida , tenho alguns exemplos do mysql.ini no meu dropbox e vc pode utilizar conforme suas configurações. segue abaixo o link:
      https://www.dropbox.com/s/xfxzlor7k6mtbh8/mysql-ini.zip , e para utilizar o mysql no windows utilizando o ZIP , segue um artigo um pouco mais refinado sobre o assunto:
      http://certificacaobd.com.br/2012/03/07/section-2-starting-stopping-and-configuring-mysql-20-starting-and-stopping-mysql-server-on-windows/

      Att,
      Emerson

      Excluir