Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

[MySQL] - Utilitário para Excel


Bom pessoal, vou neste post falar sobre uma ferramenta bem útil para analisar dados e fazer cruzamento de dados utilizando o Excel que é um software da Suíte Office da Microsoft que agora podemos integrar com o nosso banco de dados MySQL. É isso mesmo podemos agora integrar MySQL + Excel., isso não é bom?

Para fazer a instalação deste aplicativo do MySQL, você terá que efetuar o download do MySQL Installer for Windows para fazer a instalação. para isso também precisamos instalar algumas dependências para que a instalação ocorra com sucesso.


Visual Studio 2010 Tools para Office Runtime:
http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=20479

Visual C++ 2010 Runtime:
http://download.microsoft.com/download/5/B/C/5BC5DBB3-652D-4DCE-B14A-475AB85EEF6E/vcredist_x86.exe
http://download.microsoft.com/download/3/2/2/3224B87F-CFA0-4E70-BDA3-3DE650EFEBA5/vcredist_x64.exe

Documentação do MySQL for Excel:
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/mysql-for-excel-install.html

Download do MySQL Installer for Windows:
http://www.mysql.com/downloads/installer/

Bom segue abaixo, alguns prints para demonstrar como fazer a instalação deste aplicativo:





Bom pessoal , agora podemos utilizar o MySQL for Excel para atualizar dados em nosso banco de dados MySQL, como também fazer querys e exporta-las de maneira prática e fácil com está ferramenta. Espero que essa dica possa ajudar. Que a Graça e Paz estejam com todos vocês.

9 comentários:

  1. Parece ser muito bom mesmo! Pena que atualmente eu não esteja utilizando o MySQL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Vitor,
      O MySQL for Excel é uma ferramenta muito legal. Essa integração Office + MySQL é muito boa para efetuar relatório e isso tudo poder ser armazenado no MySQL de forma nativa é bem interessante. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
  2. Gaudencio,

    O meu installer não identifica o Office Runtime instalado, pede para reparar ou desinstalar. Fui no site da microsoft e instalei ele isoladamente, agora o installer do mysql diz que não está instalado o Runtime, mas quando ele tenta instalar, ele diz que já existe uma versão mais atual e volta para a tela onde tal requisito não está marcado.

    Já passou por isso?

    ResponderExcluir
  3. É possivel alimentar o mysql pelo Excel? Alterar no Excel e automaticamente fazer o update no mysql?

    ResponderExcluir
  4. Sim é plenamente possível. A questão é que você vai ficar limitado ao escopo da consulta que está utilizando.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi esta limitação ao escopo, pode explicar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando disse a limitação de escopo é que você só pode fazer a atualização dos dados que deseja unicamente numa tabela, até onde testei este software.

      Excluir
  6. Então é possível fazer uma conexão onde ao abrir a planilha o arquivo se conecte ao banco automaticamente e o usuário possa realizar inclusão, pesquisa e alteração de dados pelo Excel diretamente no BD Mysql?

    Pergunto isto porque o meu interesse é ter uma interface deste tipo em um relatório que utilizo, que por sinal está chegando aos 10MB de dados para pesquisa, ficando assim muito lento. - Utilizo neste somente VBA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc pode fazer a alteração diretamente no banco de dados MySQL através uma planilha excel. Nisto você vai ter que criar a tabela no MySQL e popular ele com os dados da sua planilha e depois utilizar os dados diretamente no MySQL facilitando o armazenamento dos seus dados.

      Excluir