Todo sysadmin linux já utilizou a ferramenta "top", fiz uma pesquisa e montei uma lista com 8 ferramentas like-top disponíveis no Debian e outras distribuições que utilizo no dia-a-dia na administração de servidores linux.
htop – Sem dúvida a mais famosa das ferramentas like-top, implementa algumas capacidades extras ao top, como cores, capacidade de scroll horizontal e vertical, e uma melhor interação sobre os processos listados.
iotop – Ferramenta que exibe informações de I/O para cada processo. As informações exibidas são: swapin, leitura e escrita em disco e I/O geral com o sistema.
itop – Monitora as interrupções de sistema, basicamente um parser em /proc/interrupts.
mytop – Ferramentas que monitoram as querys e o desempenho do banco de
dados mysql.
dnstop – Exibe informações sobre o tráfego de DNS da rede.
iptstate – Exibe informações sobre conexões feitas por clientes que passam pelo seu firewall/gateway. É basicamente um netstat que monitora as conexões tratadas pelo iptables. Depende do módulo CONNTRACK.
iftop – Exibem informações de consumo da rede.
nethogs – Exibe informações de rede, mas ao invés de quebrar o tráfego por protocolo, o nethogs exibe o consumo de banda por processo. Bem interessante.
Todas essas ferramentas ajudam a identificar problemas e monitorar a saúde do seu servidor linux como também monitorar seu BD, DNS e Rede.
Fica a dica aí , para utilização dessas ferramentas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário